Prefeitos e secretários municipais serão recepcionados nos dias 6, 7 e 8 de março, em Ribeirão Preto no Teatro Pedro II, pelo prefeito Duarte Nogueira e pelo prefeito José Carlos Carrascosa, de Cravinhos - coordenador do “Congresso dos Municípios da Mogiana”. Os vereadores, por sua vez, serão recepcionados pelo presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Rodrigo Simões.

Até os dias atuais, o Brasil tem uma Federação mal resolvida que privilegia a centralização de recursos. Exatamente por isso, as entidades se movimentam em várias regiões do Estado. Em razão disso, consórcios regionais de Ribeirão Preto, Franca, Barretos e São José do Rio Preto, organizam um congresso, pela primeira vez em um só espaço, para debater a Federação Brasileira, na qual o Município é seu integrante. E para que se efetive uma Federação que atenda as peculiaridades dos municípios, é que a coordenação dessas quatro regiões através do apoios dos seus respectivos consórcio e algumas associações regionais, estão convidados representantes de 200 municípios para o encontro.

Edson Ávallos, idealizador da iniciativa, diz que pela primeira vez, representantes de ministérios e secretarias estaduais estarão atendendo os participantes para eliminar dúvidas e orientar os novos prefeitos (72% de renovação) quanto à liberação de recursos.

Como coordenador do congresso, o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos entende que essa é uma real oportunidade de debater o pacto federativo. “Entendo que o pacto federativo deve ser um pacto social que o país precisa para definir o Estado que queremos e qual o seu papel”, afirmou o coordenador geral.

Como entidade participante da organização, a UVESP está convidando todos os vereadores do Estado para discutirem o pacto federativo, entender o verdadeiro papel do vereador, compreender a importância dos debates em torno do desenvolvimento municipal.

Segundo o presidente da UVESP, que comandará um painel no dia 7 de Março às 11 horas, a renovação nos legislativos foi de 86%. “Entendemos que todos precisam de capacitação e a nossa entidade vai dar toda a cobertura e apoio necessários para que os legisladores desenvolvam com competência e espírito público seus mandatos”, comentou o presidente Sebastião Misiara.